Outono

Maio, Junho e Julho de 2017
Fim de outono e inverno típico em Santa Catarina

Precipitação:

A previsão é de chuva próxima a ligeiramente abaixo da média climática em SC. O trimestre começa com chuva irregular e abaixo da média na maioria das regiões, no entanto a chuva deve ocorrer de forma mais regular e próxima a média nos meses de junho e julho.

Destaque:
Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):
No mês de maio, os valores esperados de chuva variam de 110 a 170 mm em média do Oeste ao Planalto e 70 a 130 mm nas demais regiões.  Nos meses de junho e julho, a média climatológica é de 70 a 130 mm do Planalto ao Litoral e de 130 a 170 mm no Oeste e Meio Oeste, sendo o mês de julho menos chuvoso em relação a junho.

As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

A previsão é de valores próximos à média climatológica, no trimestre. Maio deve ser o mês com maior amplitude térmica (diferença entre a temperatura mínima e máxima). Ainda nesse mês, as massas de frio devem chegar ao Sul do Brasil, por vezes provocando frio abrangente, com chance de geada ampla em Santa Catarina. Porém, também pode ocorrer veranicos. Nos meses de inverno as massas de ar frio de origem polar devem chegar mais intensas e com mais frequência ao Sul do Brasil.
São caraterísticas do outono: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária(diferença de temperatura mínima e máxima); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.
Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em março, a TSM ficou próxima à média histórica em boa parte do Pacífico equatorial (Figura 1). No entanto, chama atenção a forte anomalia positiva de TSM sobre o Pacífico leste, próximo à costa oeste da América do Sul (região conhecida como Niño 1+2). Esse aquecimento também é observado durante a última semana de abril (Figura 2), porém não há estudos suficientes que mostrem que essas anomalias influenciam o clima no Brasil.

Para o próximo trimestre (Maio-Junho-Julho) a previsão é de neutralidade climática, ou seja sem a influência dos fenômenos La Niña ou El Niño, mas com continuação de aquecimento ao longo do Pacífico equatorial.

ultima asst maro2017
Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em março de2017.

tsmgloboabril2017
Figura 2 -  Anomalia da TSM no oceano Atlântico e Pacifico entre 16 a 22/04/2017.

A Epagri/Ciram recomenda o permanente acompanhamento dos boletins e informações disponibilizados neste site.

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz (Meteorologista)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, UFSC, RBS e Alerta Blu.