Inverno

Previsão Climática - 3 meses

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

Setembro, Outubro e Novembro de 2020

Primavera com temperatura acima da média em SC

Início do Primavera: 22/09 às 10h31min.

Precipitação:

No trimestre a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica, com irregularidade no espaço e no tempo, com possibilidade de dias consecutivos sem chuva, devido a configuração do fenômeno La Niña na primavera.

Destaque na primavera aumenta a incidência de temporais com granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto intervalo de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Setembro e outubro marcam a transição inverno e verão, dando início às chuvas de primavera com totais mensais mais elevados. Em setembro, o acumulado de chuva varia de 110 a 130 mm no Litoral, de 130 a 170 mm no Planalto (Norte e Sul) e de 150 a 210 mm no Oeste e Meio Oeste. Em outubro, boa parte dos municípios catarinenses registram a maior precipitação do trimestre, com acumulados de 210 a 280 mm no Oeste e Meio-Oeste, e de 140 a 180 mm do Planalto ao Litoral. Em novembro, o volume de chuva diminui no estado, com valores de 130 a 180 mm em média.

Os episódios de precipitação devem ocorrer especialmente associados à passagem de frentes frias, influência de sistemas de baixa pressão e dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) que provocam chuvas mais intensas no Oeste e Meio Oeste. Na segunda quinzena de novembro inicia o processo convectivo, caracterizando as pancadas de chuva de verão.

Em setembro e outubro ciclones extratropicais se deslocam pelo litoral Sul do Brasil, trazendo perigo para a navegação e pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.

Temperatura:

A previsão é de temperatura acima da média climatológica em SC, no trimestre. Até o final do inverno ainda podem chegar massas de ar frio, com curta duração, e formação de geada fraca, sobretudo nas áreas altas do Planalto Sul. No decorrer da primavera o frio diminui gradativamente e a partir de outubro já se espera períodos mais aquecidos.

São caraterísticas de inverno/primavera: nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

No mês de julho de 2020 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram anomalia mensal -0,5°C a -1,5°C (Figura 1), mantendo a condição de Neutralidade observada até o momento, porém ampliando a área de resfriamento de TSM. A temperatura da superfície o mar (TSM) na semana de 09 a 15/08/2020 (Figura 2) registrou maior área com anomalia negativa mais intensa, com valores negativos entre -1,0°C e -2,0°C, na área de monitoramento do Pacífico Equatorial, indicando maior resfriamento na TSM. Na primavera ocorrerá a transição de Neutralidade para La Niña, que deve se estender até o verão de 2020/2021.

figura1.JPG
Figura 1 - Anomalia da TSM nos oceanos Atlântico e Pacifico, em julho de 2020.

figura2.JPG
Figura 2 - Anomalia da TSM no Pacifico e Atlântico, nos dias 9 a 15 de agosto de 2020.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima/Gilsânia Crúz (Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, CIGERD, AGF Anti-Granizo, NSC e IFC.