Previsão Climática - 3 meses

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

Dezembro de 2019, Janeiro e Fevereiro de 2020

Verão quente em SC

Início do Verão: 22/12 às 01h19min.

Precipitação:
Trimestre com previsão de chuva na média a ligeiramente acima da média climatológica em SC. A chuva nos próximos meses terá características típicas de verão, com maior ocorrência nos períodos da tarde e noite. As pancadas de chuva serão distribuídas, com valores mais significativos em algumas localidades do que em áreas próximas, acompanhadas de temporais com raios.
Destaque nesta época do ano é alta a incidência de temporais com raios, granizo e ventania em SC, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.
Climatologia (o que se espera para época do ano):
Em dezembro a média mensal é de 130 a 150 mm no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, de 150 a 190 mm no Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, ressaltando-se que a segunda quinzena de dezembro é mais chuvosa em relação à primeira. Em janeiro e fevereiro a média a mensal é de 150 a 190 mm do Oeste ao Planalto e no litoral Sul, com média chegando a 200 e 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Boa parte da chuva do trimestre está associada à convecção devido ao calor da tarde e noite, em forme de pancadas passageiras, típicas de verão.
A chuva mais significativa no trimestre em SC, normalmente ocorrem devido à passagem de frentes frias pelo litoral e, episódios de chuva mais intensa, associados a influência dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), sobretudo no Oeste e Meio Oeste.
Em dezembro e janeiro diminui a condição favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

Temperatura:
A previsão para os próximos três meses é de temperatura acima da média climatológica em SC. No trimestre as massas de ar quente atuam com frequência, principalmente em janeiro em anos de neutralidade. Ressalta-se que podem ocorrer episódios isolados com temperatura mais baixa na madrugada e amanhecer, com geada fraca e isolada nas áreas altas do Planalto Sul.
Temperatura da Superfície do Mar (TSM):
No mês outubro de 2019 as águas no Pacífico Equatorial apresentaram valores de anomalia negativa de TSM, de -0,5°C a 1,5°C (Figura 1), com valores mais baixos próximo da costa do Peru. Nos dias 17 a 23/11 (Figura 2), permaneceu a anomalia negativa com valores de -0,5°C a -1,0°C próximo à costa do Peru, com ligeiro aquecimento mais ao norte na costa do Equador. A previsão é de persistência da Neutralidade no próximo trimestre, sem influência dos fenômenos El Niño e La Niña.

sc2
Figura 1 - Anomalia da TSM nosoceanosAtlânticoePacifico,em outubro de2019.

sc
Figura 2 - Anomalia da TSM noPacifico e Atlântico, nos dias 17 a 23 de novembro de2019.

Elaboração do boletim: Marilene de Lima / Clóvis Corrêa (Meteorologistas)

Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, NSC e ALERTABLU