Colmeias na Era Digital

noticia colmeia apis

O pesquisador da Epagri/Ciram Everton Blainski está desenvolvendo um projeto de pesquisa, a pedido da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, onde, dentre muitas ações está o monitoramento de colmeias. Esse sistema é composto de uma estação agrometeorológica que mede além das variáveis chuva, molhamento foliar, temperatura e umidade do ar mede também temperatura, umidade dentro das comeias e peso horário destas colmeias. Os dados meteorológicos e peso das colmeias são enviados à cada hora para A Epagri/CIRAM em Florianópolis e disponibilizados na Home Page. Inicialmente serão instaladas uma unidade de monitoramento por região do Estado. Já foram instalados em Caçador e em Mafra.

O objetivo é relacionar as atividades das abelhas, produção de mel, ocorrência de doenças com as variáveis meteorológicas. O término da implantação dos sistemas automáticos de pesagem horária das colmeias está previsto para dezembro deste ano. Por ocasião da realização do 22º Congresso Brasileiro de Apicultura e 8º Congresso Brasileiro de Meliponicultura Expoville em Joinville – SC de 16 à 19 de Maio de 2018 já serão apresentados os resultados deste monitoramento.

O monitoramento pode ser diariamente acompanhado na nossa Home Page Apis On Line

Vamos mostrar a força da Apicultura Catarinense. Cadastre-se !!!!!