EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Monitoramento Ambiental da Altura das Marés para a SC PAR Porto de Imbituba
Monitoramento Oceanográfico Porto Imbituba
Código: 6312730

Problema:
Os portos brasileiros são obrigados por força da legislação a manter o monitoramento ambiental nas imediações de sua localização. Vento e chuva afetam diretamente a operação dos portos, notadamente aqueles que trabalham com cargas a granel, por exemplo, soja, milho, fertilizantes, carvão, etc. Além disso, os navios de carga estão sendo construidos com tamanho cada vez maiores, com o objetivo de reduzir custos. Navios maiores demandam calados maiores, exigindo um monitoramento constante e em tempo real da altura da maré nos canais de acesso aos portos. Recentemente, o porto de Imbituba passou a intensificar suas operações com grãos. Esta alteração está levando o porto a bater recordes de carga movimentada. Além disso, dependendo da força e direção do vento, o porto de Imbituba é obrigado a suspender suas operações, devido a proximidade da cidade, notadamente o bairro do Portinho. Disso resulta a necessidade de melhorar o monitoramento ambiental para otimizar suas operações.

Objetivos:
Manter um monitoramento em tempo real, com acesso via internet, da altura da maré na Baia do Porto de Imbituba, além de monitorar a ocorrência de chuvas e ventos em intensidade que limitam a operação de cargas e navios.

Metodologia:
Instalação de um sensor de monitoramento de maré, tipo radar; e instalação de uma estação meteorológica completa. Disponibilização de uma plataforma de acesso on-line em tempo quase real das informações coletadas.

Resultados esperados:
Espera-se estar fornecendo ao Porto de Imbituba um serviço de coleta, processamento e visualização de dados ambientais eficiente, confiável e que permita aos operadores desenvolverem seu trabalho com mais segurança e eficiência. Além disso, as informações coletadas e disponibilizadas on-line também serão úteis aos pescadores, aquicultores, pesca artesanal e população em geral.

Responsável:
Matias Guilherme Boll

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/04/2016 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2016 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Argeu Vanz CIRAM - Oceanografia e Monitoramento Costeiro
Eduardo Nathan Antunes CIRAM - Tecnologia da Informação
Emanuela Salum Pereira Pinto CIRAM - Tecnologia da Informação
Hamilton Justino Vieira CIRAM - Núcleo Administrativo
Janete Fatima Molossi CIRAM - Divisão de Gestão Administrativo Financeiro
Maria Laura Guimaraes Rodrigues CIRAM - Meteorologia
Marilene de Lima CIRAM - Meteorologia
Matias Guilherme Boll CIRAM - Oceanografia e Monitoramento Costeiro