EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera3.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Tecnologia de monitoramento ambiental e difusão de informações para o desenvolvimento da apicultura no estado de Santa Catarina
Tecnologias ambientais na apicultura
Código: 6313477

Problema:
A atividade apícola teve início no Brasil com a introdução de abelhas da espécie Apis mellifera em 1839. Em 1956, a partir do cruzamento acidental entre espécies europeias e africanas, houve o surgimento de um híbrido natural utilizado até hoje para a produção de mel e derivados. A apicultura no Brasil tem alto potencial de crescimento, todavia, inúmeros fatores têm sido apontados como prejudiciais à atividade, entre esses, o uso de agrotóxicos, as mudanças climáticas e a substituição de espécies florestais, o uso de técnicas ultrapassadas e a ausência de informações técnicas, principalmente relacionadas ao monitoramento ambiental e a produtividade das colmeias. Esses fatores têm provocado uma diminuição gradativa dos enxames e a extinção de espécies de abelhas, assim, além do baixo rendimento da atividade, a polinização de algumas culturas tem sido prejudicada, refletindo em perda de produtividade e aumentando os custos de produção em diferentes cultivos praticados em Santa Catarina.

Objetivos:
Objetivo geral: Desenvolver estudos na área de climatologia voltados à atividade apícola, correlacionando dados temporais de monitoramento ambiental, produtividade de colmeias, desenvolvimento vegetativo de espécies melíferas nas diferentes regiões agroecológicas de Santa Catarina. Objetivos específicos: Desenvolver a tecnologia de monitoramento de colmeia; Disponibilizar on-line: dados de monitoramento e climatologia das regiões apícolas, o zoneamento de espécies melíferas e os índices vegetativos; correlacionar produtividade com variáveis monitoradas buscando a previsão de safras .

Metodologia:
Será desenvolvida uma plataforma de coleta de dados automatizada que possibilitará o monitoramento de variáveis meteorológicas e de peso das colmeias. Esses equipamentos serão instalados em seis locais, representando as regiões apícolas do Estado de Santa Catarina. A partir das informações coletadas será feita uma correlação entre variáveis ambientais e produção de mel nas colmeias monitoradas. As informações geradas a partir dessas plataformas serão disponibilizadas no portal Apis On-line de acesso livre. Todos os dados e demais informações estratégicas para auxiliar a cadeia produtiva como: zoneamento agroecológico das espécies melíferas, climatologia das regiões apícolas, calendários florais, índices vegetativos boletins e aviso sanitários e de manejo serão disponibilizados nas mídias e enviados aos produtores cadastrados na plataforma. Esse sistema será colaborativo e permitirá o cadastramento e envio de informações específicas por parte dos apicultores cadastrados.

Resultados esperados:
Tecnologias inovadoras desenvolvidas para alavancar a apicultura no Estado de Santa Catarina: 1 plataforma de coleta de dados; 1 sistema de difusão de informações (plataforma on-line colaborativa); 1 Atlas climatológico das regiões apícolas; 1 zoneamento das principais espécies melíferas; Sistema de disponibilização de dados informatizados colaborativo onde técnicos e apicultores possam compartilhas informações, avisos, recomendações técnicas e promover a capacitação dos atores envolvidos na cadeia apícola do Estado; Cadastramento de todos os apicultores de Santa Catarina, possibilitando a disponibilização do mapa catarinense da apicultura com, localização de apicultores, apiários, associações, produtos, entre outros.

Responsável:
Éverton Blainski

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/01/2018 00:00:00
Fim previsto: 30/12/2020 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
André Amarildo Sezerino EECD - Equipe de Pesquisa
Cristiano João Arioli EESJ - Equipe de Pesquisa
Cristina Pandolfo CIRAM - Zoneamento Ambiental
Danilo Paiva Sagaz GRCA - Equipe Técnica Regional
Eduardo Nathan Antunes CIRAM - Tecnologia da Informação
Emanuela Salum Pereira Pinto CIRAM - Tecnologia da Informação
Éverton Blainski CIRAM - Monitoramento Agroambiental
Flávio Schlemper GRF - Equipe Técnica Regionalo
Hamilton Justino Vieira CIRAM - Núcleo Administrativo
Iria Sartor Araujo CIRAM - Monitoramento Agroambiental
Ivanir Cella DERP - Divisão de Estudos Apícolas
Kleber Trabaquini CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Luiz Fernando Burigo Coan Epagri - Escritório Municipal de Içara
Paulo Celso Pelucio de Andrade Almada CIRAM - Monitoramento Agroambiental
Rafael Canan CIRAM - Tecnologia da Informação
Rodrigo Durieux da Cunha DERP - Divisão de Estudos Apícolas
Vilmar Milani CETRESMO - Equipe Técnica
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Ambiental