EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Zoneamento Agrícola

Zoneamento Agrícola é determinar quais as regiões dentro do Estado que apresentam as melhores condições climáticas para o desenvolvimento da cultura, levando-se em também em consideração as exigências bioclimáticas da planta.

O zoneamento também permite determinar a melhor época de semeadura (períodos decendiais) para cada município, onde as fases mais críticas da cultura tenham um probabilidade menor de coincidirem com as adversidades climáticas (como falta de água no solo, temperaturas muito baixas ou muito elevadas prejudiciais às culturas).

O zoneamento é um processo dinâmico, pois constantemente surgem cultivares novas, com diferentes exigências climáticas, mais resistentes à doenças, etc. Com isso, torna-se necessário readequar o zoneamento para as novas condições.

Atualmente, o zoneamento ganhou maior importância em função da nova dinâmica de normatização do crédito e seguro agrícola implementados por meio da resolução do Banco Central do Brasil que restringe o enquadramento no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (PROAGRO), a empreendimentos conduzidos na área de abrangência e sob as condições do zoneamento agrícola.

Objetivos:
Identificar quando plantar e quais cultivares utilizar conforme o município.

Vantagens:
Liberação de recursos
Diminuição da alíquota do PROAGRO
Aliar a época adequada de plantio com a disponibilidade de crédito